01 de abril

SEGURANÇA NO TRABALHO: EPI PARA MOTORISTA DE CAMINHÃO, SAIBA QUAIS ITENS NÃO PODEM FALTAR

Quer trabalhar com mais tranquilidade e conforto, sem comprometer sua saúde?

SEGURANÇA NO TRABALHO: EPI PARA MOTORISTA DE CAMINHÃO, SAIBA QUAIS ITENS NÃO PODEM FALTAR

Quer trabalhar com mais tranquilidade e conforto, sem comprometer sua saúde? Claro, esse é o desejo da maioria dos caminhoneiros. Para ajudar a atingir essa realidade, os equipamentos de proteção individual dos caminhoneiros são grandes aliados. Eles servem para proteger a pessoa de agentes externos prejudiciais, evitando ou amenizando seus impactos.

Quer saber mais sobre o uso de equipamentos de segurança? Leia este artigo para descobrir todas as informações que você precisa saber!

Por que o EPI para motorista de caminhão é importante?

O EPI, ou Equipamento de Proteção Individual, é aquele dispositivo de uso pessoal a ser utilizado pelo trabalhador com o intuito de se proteger de possíveis riscos de segurança e saúde durante a sua atividade. A atuação desse equipamento é no sentido de evitar ou atenuar a gravidade de lesões que possam vir a ocorrer no trabalho.

Quais são os EPIs indispensáveis para os caminhoneiros?

Colete de sinalização

Também chamado de colete luminoso, este é um EPI extremamente importante para os motoristas que trabalham no período noturno. O seu uso se dá quando o motorista precisa descer do veículo por algum motivo, como pane, acidente ou descarregamento de mercadorias.

Vestindo o colete de sinalização, o caminhoneiro será visto pelos demais motoristas com mais facilidade, pois o acessório reflete a luz dos faróis. Isso evita atropelamentos e outros acidentes.

Luvas

Muitos reclamam do desconforto de usar luvas por causa da perda de tato. No entanto, são importantes EPIs. Portanto, sempre que for manusear ou inspecionar uma carga perigosa, de produtos químicos ou cortantes, não deixe de usar as luvas.

Isso também vale para quando precisar fazer alguma manutenção no caminhão ou troca de pneu. Dessa forma, você evita machucados graves nas mãos.

Bota com bico de aço ou PVC

Você também deve proteger os seus pés, afinal de contas, pode ser que algo caia sobre eles e cause alguma lesão. Ao trocar um pneu, por exemplo, isso pode acontecer.

Para evitar esse tipo de problema, é bom se precaver usando botas com bico de aço ou PVC.

Protetor auricular

O protetor para os ouvidos é um EPI que deve ser utilizado para proteger essas partes do corpo em locais com muito ruído. Usá-los é fundamental para não comprometer a audição ao longo do tempo.

Sempre que for efetuar operações de carga e descarga em ambientes barulhentos, coloque o protetor auricular.

Óculos de proteção

Sabia que o olho é uma das partes mais sensíveis do corpo humano? Ele é a porta de entrada para muitos micro-organismos que causam as mais variadas doenças. Além disso, está sempre exposto a agentes químicos e físicos, que podem causar danos irreversíveis à visão.

Capacete

Outro EPI importante de ser usado durante as operações de carga e descarga é o capacete. Com ele, a sua cabeça fica protegida contra a queda de objetos. Lembre-se de que, em operações de carga e descarga, há grande movimentação de objetos, e isso aumenta o risco de algo despencar sobre você. Portanto, não dê chance ao azar.


0 Comentário

Nome *

Email *

Sua mensagem *