15 de janeiro

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER NO VERÃO

O Verão é uma estação de intenso calor em que as pessoas costumam aproveitar o lazer ao ar livre. Porém, o contato direto com sol, mar e piscina exigem certo cuidado, pois, sem as devidas precauções, problemas como câncer de pele, descamação e insolação

O Verão é uma estação de intenso calor em que as pessoas costumam aproveitar o lazer ao ar livre. Porém, o contato direto com sol, mar e piscina exigem certo cuidado, pois, sem as devidas precauções, problemas como câncer de pele, descamação e insolação podem surgir. Por isso, para se proteger dos males que a estação pode trazer, separamos algumas dicas especiais para aproveitar a estação da melhor forma!


Hidrate-se


Nos dias mais quentes, seguir a já conhecida recomendação de beber bastante água é ainda mais importante. A água compõe grande parte do nosso corpo e o desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Alimentos como frutas, sucos e água de coco podem ser uma grande aliada da estação.


Utilize acessórios de proteção


Seja na praia ou durante a prática de uma atividade física, invista no uso de acessórios como bonés, viseiras e chapéus. Mesmo que seja no início da manhã ou final de tarde, o sol é mais intenso nessa época do ano. Os acessórios ajudam na proteção do rosto, pescoço e também dos cabelos, evitando ressecamento, manchas e  diminuindo a exposição ao sol, que podem levar a problemas de pele.


Pratique novas atividades

Pesquisas revelaram que atividades ao ar livre ajudam a melhorar o humor e também a autoestima. Para quem quer aproveitar os dias de sol e ainda se refrescar, os esportes aquáticos são ótimas opções. 

Mantenha uma alimentação saudável

As temperaturas mais elevadas fazem com que nosso corpo tenha que trabalhar ainda mais para fazer processar os alimentos. Assim as refeições mais pesadas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar problemas gastrointestinais.

Para evitar esses problemas, a dica é apostar em uma dieta saudável à base de alimentos mais leves.

Reforce o uso do filtro solar

O risco de desenvolver um câncer de pele existe o ano todo, de forma que o protetor solar deve ser aplicado diariamente. No verão, com o aumento da incidência dos raios ultravioletas, principalmente entre as 10h e às 16h, ficamos ainda mais vulneráveis às queimaduras solares.

Para a proteção contra o sol, é recomendável a utilização do filtro solar mais indicado para o seu tipo de pele. Sempre repassando o filtro a cada duas horas.

Conhecer e colocar em prática esses cuidados com a saúde no verão é uma das melhores formas de garantir que você e sua família vão curtir a estação ao máximo. Em caso de dúvidas, não deixe de buscar orientação médica.


0 Comentário

Nome *

Email *

Sua mensagem *