27 de janeiro

6 CUIDADOS QUE OS CAMINHONEIROS DEVEM TER AO DIRIGIR NA CHUVA

Lidar com chuvas mais intensas pode se tornar um desafio para os caminhoneiros. Já que a chuva interfere diretamente na dirigibilidade, visibilidade e eficiência dos controles do caminhão.

Lidar com chuvas mais intensas pode se tornar um desafio para os caminhoneiros. Já que a chuva interfere diretamente na dirigibilidade, visibilidade e eficiência dos controles do caminhão.


Pensando nisso, neste post preparamos algumas dicas fundamentais para aumentar a segurança ao dirigir na chuva. Confira!


Utilize o farol baixo


Segundo o Artigo 40 do Código de Trânsito, o uso do farol baixo é obrigatório em qualquer momento do dia. Utilizar o farol baixo garante uma maior visibilidade tanto da pista, das placas, veículos e pedestres.


Reduza a velocidade


Siga com a velocidade reduzida. Entre outras coisas, com uma menor velocidade, o seu tempo de reação é ampliado, o que pode ser determinante para evitar acidentes e outros problemas.


Não faça ultrapassagens


Não importa o quão apertado é o prazo ou as consequências de um atraso: caminhões, chuva e ultrapassagens não combinam! Isso é simplesmente uma receita para o desastre. 


Evite frear bruscamente


Na chuva, você precisa reduzir os riscos e aumentar a previsibilidade ao máximo. Frear bruscamente um veículo tão pesado como um caminhão, não terá o mesmo efeito.


Isso vale ainda mais para quando o caminhão estiver carregado. Na chuva, as frenagens bruscas raramente resultam no efeito desejado, pois, ou não são suficientes ou acabam desestabilizando o veículo.


Ligue o ar condicionado


Com o tempo de chuva, os vidros podem ficar embaçados, e assim prejudicar ainda mais a sua visibilidade. Para evitar isso, você pode ligar o ar condicionado com as aberturas viradas para o vidro, ou deixar os vidros um pouco abertos, para que o ar circule entre a cabine.


Dirija sempre com as duas mãos no volante


Essa dica parece óbvia, mas é muito importante . Dias chuvosos necessitam atenção redobrada ao volante, As duas mãos devem estar firmemente posicionadas sobre o volante para garantir uma postura ágil em casos em que seja preciso uma manobra de emergência.


Todos esses cuidados fazem parte de um conjunto de práticas que às vezes podem ser ignoradas. É papel de todos nós evitar que isso aconteça, contribuindo para um trânsito mais seguro, preventivo e cauteloso para todos.

0 Comentário

Nome *

Email *

Sua mensagem *